mdo's blog

domingo, 25 de janeiro de 2015

Brasil é o Sexto Mais Miserável do Mundo



No último misery index, publicado no dia 22 de janeiro pelo Cato Institute, o Brasil aparece como o sexto país com mais miseráveis no mundo, atrás somente de Venezuela, Argentina, Síria, Ucrânia e Irã, e o fator que mais contribuiu para que o nosso país ocupasse tal posição foi o desemprego.
Coincidentemente, no dia 23 desse mês, o Ministério do trabalho divulgou um dado, no mínimo, assustador: Caiu 64% a criação de empregos em 2014 e apenas em dezembro 555 mil empregos formais foram fechados.

Quem conhece os parâmetros da Pesquisa Mensal do Emprego (PME) do IBGE, sabe que o que é divulgado é pura maquiagem. Caso o sujeito tenha trabalhado em algum momento do ano -- não na semana da pesquisa que, como próprio nome já diz, acontece mensalmente -- ou, então, tenha simplesmente desistido de procurar emprego, é tratado eufemisticamente como "desalentado", "marginalmente ligado à população economicamente ativa" ou qualquer outra palhaçada, mas nunca como desempregado. Beneficiários do Bolsa Família e Seguro Desemprego também não entram no índice de desemprego.

Alguém ainda acredita na história de pleno emprego?


Fontes:
http://www.cato.org/blog/world-misery-index-108-countries


http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/01/pais-criou-396993-vagas-de-emprego-formais-em-2014.html


- Ian Maldonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário