mdo's blog

quarta-feira, 27 de março de 2013

Oliver, The 'Humanzee"

 
(post garimpado do meu antigo blog)

 Oliver, um chimpanzé encontrado nos anos 70 - vindo à tona, mais especificamente, em 1976 - na República Democrática do Congo, causou frisson ao aparecer na mídia por conta de não possuir pelos na face e cabeça, mas, principalmente, por andar ereto e ser mais inteligente que os demais macacos da mesma espécie.


 Fizeram diversos testes em Oliver para comprovar a tese de que ele fosse um híbrido, meio macaco, meio humano; um "Humanzee" como os jornais o denominaram. O que descobriram foi que, na verdade, Oliver possuía 48 cromossomos, como qualquer outro chimpanzé.

 Ao sequenciar o DNA mitocondrial de Oliver para análise e comparar ao de um chimpanzé padrão, foi percebido que, ao contrário do que pensavam, não sofreu grandes mutações - poucas, mas que foram consideráveis.

 A evolução pode ter sido muito mais simples do que imaginamos como, por exemplo, um macaco, de repente, nascer sem pelos na cabeça e andar ereto. E ainda tem gente que não acredita que essas mutações, de forma gradativa e contando com diversos tipos de algoritmos, durante aproximadamente 7 milhões de anos, tenham dado como resultado o homem.

 Tive a oportunidade de assistir a uma palestra sobre evolução - Com Paulo Miranda Nascimento, do canal pirulla25, do youtube, e Bruno Golçalves Augusta -, que serviu de alguma base para esse post.

                                                                                       - Ian Maldonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário